"Felicidade, Paz, Amor a todos."

2012/02/07

Mais passeios...

Aproveitando pra terminar minha semaninha bem, fui viajar...
Fomos a Bom Retiro do Sul na sexta-feira, a trabalho, mas aproveitamos a saída para conhecer a Barragem que tem no Rio Taquari, e aproveitar para conhecer a Eclusa, um "elevador de barcos/navios". Tivemos sorte de conseguir ver ela funcionando. Não sei exatamente como funciona, só sei que é muito interessante, o esvaziamento e enchimento dela é feito por baixo das "portas".
Nossa, isso me deu medo, imagina ficar presa num caixote de concreto que nem esse??
Abaixo terá umas fotos.

"A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos principais pontos turísticos da Região do Vale do Taquari. 
Sua construção iniciou-se em 1958 até 1962, ficando paralizada durante oito anos, reiniciando-se em 1970 e teve sua conclusão em novembro de 1976. Trabalharam nas obras de construção cerca de oitocentas pessoas entre técnicos e operários. 
Possui 230 metros de comprimentos, na largura do rio, constituindo-se de seis vãos entre os quais as comportas-vagão duplas de 17 metros de largura por 10 metros de altura. 
A Camara Eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e profundidade de 16 metros, permitindo a passagem de embarcações com até 3,20 metros de calado. 
Também, foi construída a escada do peixe (escada d`água) destinada a preservar o ciclo biológico dos peixes durante a piracema. 
Diariamente, diversas embarcações efetuam o processo de descida ou subida da eclusa transportando os mais variados tipos de produtos agrícolas ou industriais da região, alem de areia e produtos que são trazidos para o vale. 
A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul permite a ligação hidroviária desde o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela até os portos de Porto Alegre e Rio Grande, entre outros."  (texto tirado do site: http://www.bomretirodosul.rs.gov.br/)

Abraço pessoal, até o próximo.



Paisagem

Paisagem

Paisagem


Eclusa

"Porta" externa da Eclusa

Eclusa vista de cima. No fundo a barragem.

 
Eclusa. No fundo paisagem cidade de Bom Retiro do Sul

Barco sendo direcionado para entrar no "Elevador" rsrsrs

Barco


Começando o "esvaziamento" da Eclusa.

Esvaziamento é feito por baixo das "portas"


Esvaziamento é feito por baixo das "portas". Barco sumindo.

Abertura das portas. Eclusa já vazia.

Abertura das portas. Eclusa já vazia.

Saída do Barco. Depois espera-se outro barco que vá subir...
Creio que deve ter horário programado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário